terça-feira, 8 de abril de 2008

TELMA SILVA – CAMPEÂ DISTRITAL DE CASTELO BRANCO E DUAS VITÓRIAS DE SEGUIDA !

TELMA SILVA – WINS THE ROAD CASTELO BRANCO REGIONAL CHAMPIONSHIP AND TWO WINS IN A ROW

Hoje quero-me referir a uma “Grande Campeã” que tenho a honra de treinar, uma pessoa que eu considero excepcional.

Ao se sagrar no passado fim de semana Campeã Distrital de Estrada da Associação de Atletismo de Castelo Branco a Telma acaba de sair duplamente vitoriosa pois já no fim de semana anterior tinha participado na prova de Estrada da Sertã que também venceu.

(ver resultados)

http://www.aacb.net/resultados/20080406/CampDistEstrada.pdf


Não são raras as suas vitórias e os bom resultados. Há uns tempos atrás foi também campeã Distrital de 3000m em pista coberta – mais um título a assinalar.

Estes resultados são de salientar na medida em que todos sabemos que a Telma ainda é uma “novata” nas provas fora da pista e de distâncias mais longas, como também pelo facto de a doença de familiar seu poder de algum modo perturbar a estabilidade psicológica necessária ao alcançar dos “melhores” resultados. Com efeito as constantes deslocações semanais de Lisboa para a sua terra e volta não são nada favoráveis a uma estabilidade de treino e de vida pessoal. Daí que a maior vitória de todas seja a forma corajosa como a Telma tem enfrentado esses contratempos.

A este facto temos de acrescentar ainda que a Telma, como alguns de vós sabem, desde que começou a treinar no nosso grupo e sob a minha orientação sofreu algumas séries lesões, o que como sabem constituiu um handicap e uma limitação ao alcançar a melhor forma física. Esteve no ano passado por 2 longos períodos lesionada e portanto impedida de treinar. Daí também que as cargas de treino tenham que ter sido suavizadas o que também é uma dificuldade acrescida para maximizar a suas capacidades.

Agora que parece ter dado a volta por cima nessas lesões – sobretudo depois de começar a usar palmilhas ortopédicas especiais para a sua postura biomecânica a expectativa é que possa – ainda sem exageros – mas com treino mais adequado – fazer ainda melhor do que já fez e superar-se. Sabe-se que compete com atletas que treinam muito mais do que ela e algumas 2 vezes por dia, noutros casos as atletas levam muitos anos de prática e experiência. No entanto por vezes isso não é suficiente para que vença sobre essas atletas. Vamos ver o que vai acontecer nas provas de pista que se seguem.

Conto em breve traçar o perfil mais detalhado da Telma.

Antes porém os meus parabéns mais uma vez – posso por certo dizer os nossos parabéns.

António Cabral