quinta-feira, 19 de junho de 2008

A MINHA RESPOSTA PARA O ANDRÉ

Só agora li isto no teu blogue “Corrida do Tejo” com atenção. Obrigado pelas tuas palavras. Sabes...os treinadores – como os atletas ou qualquer outro – também desanimam...com o treino...com os factos da vida etc.

Mas logo vem palavras amigas que fazem-me ter vontade de continuar e tentar ter pensamento positivo.

Acredita sempre que eu considero-me um bom treinador quando como no teu caso que apesar da tua vida profissional, familiar e outras limitações conseguimos que melhorasses imenso todas as tuas marcas nas distâncias de referência. Eu para mim se consegui que melhorasses 3min nos 10km e 9min na Meia fui melhor por exemplo que o treinador que tinha um atleta de 14:10 e pô-lo a fazer 13:45.

Digo conseguimos pois não convém esquecer que o mérito é sobretudo teu – no caso com a minha ajuda – mas o corpo, o coração, os pulmões, as pernas e a vontade, o treino e a dedicação é teu – o mérito é sobretudo teu.

Além do mais tu, só pela dinâmica que tens imprimido ao meu/nosso grupo de treino e amizade mereces a minha consideração.

Não gosto muito de previsões e promessas, mas arrisco a dizer que se tudo correr como esperamos na próxima época vais pulverizar todas estas marcas que fizeste neste 1º ano comigo. Então depois sim...podes sonhar com a maratona mas já para um tempo e um patamar de resultado superior. Sobretudo, podes olhar a maratona com outros olhos de quem já conseguiu fazer resultados que justificam abordares a maratona não apenas para participação – do estilo “vou a andar para 4 horas o que seja” mas para o teu melhor possível. Neste aspecto alguns já conhecem a minha filosofia competitiva. Independentemente de sermos muito bons ou nem por isso – o que importa é uma certa regra, uma certa disciplina com o objectivo de melhorarmos e maximizarmos toda a nossa capacidade – mesmo que fiquemos em último.



http://www.corridadotejo.blogspot.com/



Bom vou começar por um breve resumo do que foi até agora a minha época com altos e baixos devido à intensidade de treinos e competições mas acima de tudo a esta coisa de ter treinador...

Eu quando me foi recomendado ter um treinador pensei sinceramente que estavam só a fazer-me crer que eu tinha uma margem de progressão efectiva... Mas eu já tinha feito desporto federado no passado e lidei com treinadores... Mas com um treinador assim nunca tinha lidado - primeiro a sua atitude perante a minha ambição desmesurada - uma Maratona - esquece lá isso treinas dois anitos comigo, MELHORAS as tuas marcas de base aos 10km, 15km e à meia-maratona e depois vamos fazer um treino específico para a MARATONA. Por isso eu até tinha pensado ir a Paris com o Zé Magro e até já tinha juntado o dinheiro mas estou a aguardar a chamada. Os resultados o demonstram aos 10Km passei de 45m para 42m, aos 15Km passei de 1h11m para 1h07m e à meia maratona passei de 1h43 para 1h34m - aqui a maior diferença. Estou muito satisfeito com esta evolução e o caminhar certo e seguro para um dia competir na distância RAINHA. As ultras também me apaixonam mas acho que ainda tenho que treinar e competir por mais algum tempo...

O que eu quero dizer com isto tudo é que agradeço ao meu mister a confiança que teve em mim para me treinar e aturar eheheh... Qd uma pessoa disponibiliza o seu tempo para treinar outras é só sobre um fundamento - respeito mútuo e amizade. Obrigado Mister Cabral!!!

Agora os afins ficam para o meu amigo Zé Magro que continua em grande para quem começou também há tão pouco tempo e já anda nas Ultras é obra!!! Força amigo um abraço e espero que nos vejamos na corrida da Luz como há um ano atrás... e já agora nas Fogueiras.

Hasta