terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Menos de 1h30m à Meia e menos de 40:00 aos 10km - Crónicas do Mister Parte II

Alguns atletas do meu grupo de treino “perseguem” arduamente o alcançar de determinados objectivos no sentido de realizarem performances que lhes sejam alcançáveis e fruto do treino continuado e sistemático que vem efectuando dia-a-dia. Tenho para mim que um objectivo dum tempo mais lento é tão louvável e interessante que um tempo muito melhor nessa mesma distância – tudo depende da capacidade e do potencial individual de cada um e da conjuntura em que se insere.

Ultimamente e como resultado da minha análise com base no estimado através dos testes feitos nos treinos específicos alguns corredores deste nosso grupo foram incentivados por mim a objectivarem determinados resultados. São o casos do António Cardoso, do Osvaldo Caldeira e do Jaime Figueiredo – para alguns deles será fazerem actualmente uma meia maratona em menos de 1h30min – resultado que julgo estar ao alcance de todos os nomeados. Mas na meia Maratona da maratona de Lisboa nenhum conseguiu esse objectivo – em boa parte devido ás condições atmosféricas naquele dia – mas também devido a uma prova não tão bem conseguida como seria desejável. Fica para a próxima. No entanto outro dos objectivos é fazerem menos de 40:00 aos 10kms. O Jaime já conseguiu por duas vezes fazer abaixo de 40:00 e o Osvaldo também. Os meus parabéns mas acredito que ainda conseguem melhorar mais – tudo depende de encontrarem uma prova “certa” no dia “certo”. Acreditem (os que ainda não sabem) que isso é o que me deixa mais satisfeito – saber que alguém realizou um objectivo pré-definido.