terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Resposta do Mister

Antes porém....mais 1 resultado dum atleta do mister que esteve este fim de semana presente noutra prova.

Luis Orvalho - Grande -Prémio de Monte Real - Cascais -9,5 kms-37,47--3,58/km-4º vet.5

Como mo pedem - aqui vão os meus longos comentários à Operação Atlântico. Desta vez uma coisa longa como se fossem conselhos aos atletas. Mas de futuro conto ser mais breve pois não há tempo. De vez em vez conto escrever mais sobre um atleta meu em particular ou sobre um assunto específico para que sirva de informação (e lição) para que todos saibam a minha opinião

Samuel Granadeiro. Esteve bem.. Saída temporária do Vitor Rego e do Miguel dos treinos de conjunto - e o Samuel está a passar por um período "sabático" que pode parecer estagnação, mas não é. Na corrida o progresso só vem com "correr" do tempo. Não é linear - ou seja – o progresso é cíclico. Então o Samuel que ter paciência e continuar a treinar regularmente - coisa que ele até agora nisso tem sido exemplar. Nunca falta a um treino. Ainda é jovem e tem pouco tempo de prática. Estou certo que daqui a uns meses vai melhorar os seus tempos significativamente e se continuar daqui a uns anos vai estar mais lá mais para a frente nas provas de estrada. Recordo-me de dois casos semelhantes no que diz respeito a este fenómeno da progressão ser cíclico. O Miguel Tavares e o Luís Paulo, que quando se iniciaram a treinar comigo melhoraram apenas um pouco na 1ª época, posteriormente até parecia que estagnaram, mas na 2ª e 3ª épocas deram saltos de gigante nos seus máximos pessoais. O mesmo vai suceder com o Samuel, se não houver nenhum problema de impedimento.

José Silva. Depois da maratona, desacelerou um pouco - física e psicologicamente. De novo a competir muito - troféu de Loures, Oeiras, etc - tem tido pouco tempo para treinar por isso este resultado no “Atlântico” é normal neste contexto.

Miguel Tavares. Prova superada. Anda a treinar para a maratona de Barcelona - a 2 de Março próximo. Está a cumprir um plano de treinos de recurso, ou seja "um condensado" de treino específico. O objectivo no “Atlântico” era fazer 20kms antes de fazer a prova propriamente dita e depois na prova correr em andamento da maratona - afinal fez um pouco menos que 30kms mas considero um teste superado. Se fosse a dar tudo faria bem melhor que o tempo que fez.

Agora vai ter ainda na quarta feira um teste final de 10X2000m de séries =20kms total e se passar neste teste está apto para a maratona. Lembro-vos que já fez na maratona abaixo de 2h40min - espero que esta incursão de regresso à maratona em Barcelona sirva de trampolim para voltar a fazer essa distância no futuro ao seu melhor. Sem dúvida que é um ultra-fundista nato. Só que por motivos que em abstenho de comentar tem andado muito afastado dos treinos e consequentemente daquilo que tem talento para fazer. Se conseguir treinar bem após Barcelona - espero que tente Tróia-Melides-43kms na areia ainda este ano e que no futuro - para o ano que vem ? - tente os 100kms. Com a facilidade e a experiência que já possui, se treinar correctamente - o que não tem feito ultimamente - pode chegar nos primeiros em qualquer maratona em Portugal e pode sonhar com uma marca entre os melhores portugueses de sempre nos 100kms e/ou bons resultados nessas ultra-maratonas mesmo a nível internacional. Agora – como disse - muita coisa tem que mudar para poder chegar a esse ponto de notoriedade - mas lá que tem potencialidade para isso - isso ele tem..

Jaime Figueiredo. Esta prova significa apenas um regresso após lesão. O Jaime tem tido algumas lesões ultimamente que tem comprometido a regularidade de treinos que necessita. De qualquer modo está melhor este ano em vários aspectos: menos provas (competia quase todas as semanas), gestão de esforço em prova (não sair rápido demais) e melhor gestão de esforço nos treinos específicos (não fazer séries rápidas demais). Tudo isso junto deverá contribuir para melhorar as suas marcas, mas para tal tem que conseguiu treinar sem interrupção por um período longo o que ainda não conseguiu ainda este ano.

Carlos Alberto. Está a melhorar depois dum largo período onde não conseguiu treinar regularmente. O progresso efectivo passa por alguma perda de peso, melhores treinos específicos e mais frequência competitiva.

André Gomes. O mesmo que disse do Samuel vale para o André. Tem que consolidar processos, e logo melhores resultados aparecerão. Tem potencialidades para fazer melhor, até porque tem pouco tempo de treino no meu método. Mas a sua dedicação vai valer por certo na obtenção de bons resultados futuros. Persistência é a palavra chave.

José Gonçalves e Reinado Figueira. Esta dupla inseparável de "avozinhos" (no sentido figurado claro !) não me surpreende que andem motivados e ultimamente sempre que participam é sempre a fazer melhores resultados. Com décadas de treino e competição “em cima”, andam a fazer muito melhor desde que começaram comigo no outono passado. O objectivo a médio prazo é uma maratona ainda este ano. Mas entretanto os resultados melhoram em cada prova que fazem. São muito cumpridores e disciplinados – isso na disciplina da corrida de fundo é o mais importante - e ao contrário de outros “meus atletas” parecem entender e assimilar muito bem os meus conceitos - será porque sabem muita matemática ? (LOL). Eu defini para eles a estratégia a seguirem: Primeiro: treinos específicos e dinâmicos com incidência em séries curtas a curto prazo para melhorarem a bio-mecânica que é algo deficiente de ambos e não treino de "empreitadas" de volume de treino para que já não há pachorra com a idade deles. Segundo, escolha mais criteriosa e menos frequente de participação em provas e não como andavam a fazer no tempo imediatamente anterior a mim - tinham excesso de competição. Resultado desse excesso de provas e treinos longos que faziam anteriormente: muitas lesões. O resto sabem eles. Reparem que eles agora com a experiência já sabem o que é treinar bem. Treinar não é estar sempre a esgalhar como alguns meus atletas fazem nas séries. Fazem as séries certinhas, muito mais lentas que alguns que depois deixam para trás nas provas. Assim é que é !

Paulo Santos. Cá está o exemplo acabado do que disse atrás – pela negativa. Quer andar nas séries lá na frente, depois perde com o Zé Gonçalves e com o Reinaldo já para não dizer com outros. È um excelente tipo, mas quando aquela cabeça entender que se treinar as séries mais lentas (ou seja, para o seu valor de atleta) vai melhorar - aí vou aprovar.

Alberto Pina. Boa prova. Muito calculista. Pena é que não invista um pouquinho mais na frequência do treino - mais treinos por semana. Se a partir de agora não tiver longos interregnos no treino e competição prevejo que pode fazer melhor em todas as distâncias. Devo recordar que começou para minimizar o peso e os problemas de saúde e agora já faz alguns resultados motivadores nas competições.

Júlio Robalo. Vem duma lesão prolongada, portanto ainda não tem ritmo competitivo, mas se a partir de agora treinar com método vai regressar com melhores resultados para breve. Ainda tenho esperança de o ver fazer uns grandes 10kms e uma boa meia maratona no futuro. Para recomeço o “Atlântico” não foi mau.

Telma Grácio. Para uma jovem que tem já 43min aos 10kms na S. Silvestre dos Olivais - num percurso com aquelas subidas e que ainda há umas semanas acompanhou a "treinar" a irmã nos 20kms de Cascais no dia a seguir a umas valentes séries e fizeram 1h45m a esses 20kms - fazer 51min aos 10kms não é normal, é muito abaixo do que ele já vale. Razão? Uma forte gripe na semana anterior que a abateu imenso. O importante agora é regressar – progressivamente - à normalidade dos treinos o e dar tempo ao tempo para uma correcta convalescença. Estou certo que os 43min aos 10km vão ser superados em breve. Se continuar a ser aplicada e com a vontade que tem e a capacidade que tem para provas longas conto que se estreie na maratona - para o ano que vem - se tudo correr bem. Eu julgo que serão as provas longas a sua especialidade. Tem é que saber esperar e amadurecer.

Lucinda. Não fez má prova, Passou por mim e ia muito à vontade, mas continua a tal atleta "yo-yo" ou seja está umas poucas semanas a treinar bem - ás vezes nem isso, depois abranda ou mesmo abandona, depois regressa outra vez e assim sucessivamente. Enquanto for assim, não há grande hipótese de melhorar sensivelmente os seus resultados. Bom…esperemos que depois desta nova interrupção por motivos profissionais em que vai viajar - quando regressar esteja disposta a fazer um treino de continuidade uma época inteira. Tem de se mentalizar - nem só faça séries 1 vez por semana - mas tem de fazer séries todas as semanas - e tem de rolar todos os dias também. Eu digo: há sempre uma razão para não se treinar, e outra para se tentar treinar. Se fosse da têmpera da Sílvia Sobreira que por motivos profissionais me diz que chega a ter que treinar à 1hora da manhã e ao frio - mas treina na mesma - aí começava a acreditar nos objectivos da Lucinda

Mister