quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

DANIELA QUER IR AO TOPO DO MUNDO !


Powerade leva Daniela Teixeira até ao “Topo do Mundo”

Powerade patrocina a primeira alpinista portuguesa a escalar o Evereste, a montanha mais alta do mundo, com uma altitude de 8848 metros

Lisboa, 26 de Fevereiro de 2008 A Powerade, bebida desportiva da The Coca-Cola Company, vai apoiar Daniela Teixeira na sua escalada ao Evereste, nos Himalaias. A expedição, que vai tornar Daniela Teixeira a primeira portuguesa a subir esta montanha, com 8848 metros de altitude, tem início a 5 de Abril, estando previsto durar cerca de dois meses.

Daniela Teixeira pretende ser a primeira mulher portuguesa a subir ao “topo do mundo” pelos seus próprios meios, sem recurso a oxigénio, a carregadores ou a sherpas de altitude (transportadores de material dos alpinistas). Menos de dez mulheres em todo o mundo escalaram o Evereste sem oxigénio e, entre estas, várias recorreram a sherpas de altitude.

Segundo José Antunes, Director de Marketing da Coca-Cola Portugal, “apoiar a Daniela nesta viagem é mais do que dinamizar os desportos nacionais, é participar na concretização de um sonho que vai tornar Portugal pioneiro em alpinismo. A Daniela optou por escalar pelos seus próprios recursos, o que não exclui recorrer a Powerade para re-hidratar e ter mais resistência”.

A Powerade, nos sabores Ice Storm (Framboesa azul), Orange Burst (laranja) e Citrus Charge (limão), vai ajudar a Daniela Teixeira a manter a resistência durante o percurso e a recuperar rapidamente após cada dia de escalada.

Daniela Teixeira, alpinista, realça que “a Powerade proporcionou-me a realização da maior aventura da minha vida, a realização de um sonho que poucos podem concretizar. Vou tentar escalar apenas pelos meus próprios meios, o que torna a ascensão mais difícil. Mas afinal, a essência para mim é esta - eu e a montanha. Ir sem equipa é um desafio a nível físico e emocional”.

A Viagem

Daniela parte a 5 de Abril para Katmandu, depois para Nyalam (a 3750m de altitude), em seguida para Shegar (4350m) e posteriormente para o campo-base no Evereste (5200m). Só depois de alcançar a 18 de Abril o campo-base avançado, a 6400m, é que Daniela inicia o Período de Ascensão, que decorre entre 19 de Abril e 30 de Maio. Depois de atingir o cume do Evereste, Daniela começa a descida e fará todo o percurso inverso, até chegar a Lisboa a 6 de Junho.

O Treino

Para conseguir concretizar com sucesso este desafio, Daniela Teixeira treina sete dias por semana, privilegiando a parte cardiovascular com muita corrida. Uma vez por semana treina em terreno inclinado com uma carga de 22Kg (para simular o peso em altitude) e faz entre 30 a 45 minutos de musculação. Os treinos no geral duram entre duas a três horas.

No fim-de-semana procura dedicar-se a actividades de natureza, com escalada e, sempre que possível, actividades na neve.

Daniela Teixeira está a ser preparada por António Cabral, treinador de atletismo com cerca de 30 anos de experiência e a nível psicológico está a ser acompanhada pelo Dr. Pedro Passos da Universidade Lusófona.